top of page
Foto do escritorKSA Clube

Como enfrentar a dor de perder quem amamos?

Perder alguém é uma dor imensurável, mas infelizmente em algum momento isso irá acontecer com todos nós e precisaremos aprender como enfrentar essa dor.


Não somos preparados ao longo da nossa vida para lidar com a morte, talvez por isso, seja tão difícil a perda de uma pessoa querida. Mas afinal, é o ciclo natural da vida.


Ao compreender que estamos de passagem, construindo uma história que nos deixa feliz, a morte passa a ser enxergada com mais leveza. Mesmo que isso não amenize a dor de saber que a pessoa que amas não fará mais parte da sua rotina, entender que o ciclo natural da vida dela se encerrou ajuda a enfrentar a sua dor.


Amigos e Parentes


Sabemos que cada pessoa possui a sua forma de lidar com a dor da perda. Existem as que preferem ficar sozinhas por alguns dias e aquelas que preferem estar perto de amigos e familiares.


Cada pessoa reage de forma natural e da sua própria maneira, por isso é importante a compreensão de familiares e amigos devido às atitudes enquanto estiver de luto. Respeitar o espaço, não pressionar e estar de braços abertos quando a pessoa precisar é importante para que ela se sinta reconfortada.


Cuidados Exagerados


Quando amigos ou familiares tentam encher de cuidado e carinho a pessoa enlutada que deseja ficar sozinha, pode acabar gerando um estresse maior ainda devido às cobranças, podendo gerar atritos e sofrimento.


O ideal neste momento é que haja diálogo e que seja verdadeiro, para que haja compreensão caso a necessidade de voltar para casa e ficar sozinho por um tempo apareça.


Mude a Decoração


Objetos e acessórios decorativos acabam se tornando lembranças de momentos marcantes e geralmente carregam consigo uma carga de sentimento emocional muito forte. Se a pessoa que faleceu morava com você, é interessante trocar os móveis de lugar e encaixotar objetos pessoais, para que desta forma a casa não se torne um lembrete de sua dor.


Ajuda Profissional


Existem situações que nos despertam sentimentos dos quais não somos capaz de controlar. Perder alguém é uma delas. Principalmente quando se trata de pessoas próximas e amadas.


Quando o sentimento de tristeza profunda se prolonga por muito tempo, é importante procurar auxílio profissional para lidar com a compreensão dos fatos, pois mesmo que a dor seja imensurável para você, a sua vida não pode parar.


Uma hora será preciso retomar as atividades que eram comuns em sua vida. E se esse processo está sendo muito difícil, procurar ajuda de um profissional pode ser uma solução.


O psicólogo é um profissional que busca entender os comportamentos e as funções mentais do ser humano, e por muitas vezes é melhor se abrir com alguém que não sabe nada da sua vida, apenas para lidar com a razão dos fatos que podem estar prejudicando o seu desempenho no dia a dia da sua vida.


Foque nas boas memórias


As pessoas que amamos constroem em nós boas memórias, por isso um conselho que é sempre saudável é focar nas histórias que vocês viveram juntos, como crise de risos, momentos de superação, datas comemorativas e outros tantos momentos que despertaram a alegria em vocês.


A saudade pode aparecer, mas é preferível que você se recorde dos bons momentos para que ao invés do aperto no peito, o sorriso apareça.


Mesmo com as dicas que deixamos registradas neste conteúdo, é importante respeitar as fases do luto. Conte com o Clube para te ajudar neste momento difícil.


0 comentário

Comments


bottom of page