Estamos no mês de novembro e nesse período inicia-se a campanha Novembro Azul. O objetivo dessa ação é conscientizar os homens sobre a importância de cuidar da própria saúde e também buscar a prevenção contra o câncer de próstata.
Pensando na importância desse tema, neste post destacaremos quando surgiu a campanha Novembro Azul, forneceremos dicas que o ajudaram a se prevenir do câncer de próstata, destacaremos quais são os sintomas da doença e informaremos quais são os fatores de risco. Acompanhe a seguir.
Quando surgiu a campanha Novembro Azul?
O movimento iniciou em 2003 na Austrália e o objetivo era chamar atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem frequentemente os homens. A ênfase foi dada na prevenção do câncer de próstata.
De acordo com o levantamento do Instituto Nacional de Câncer (Inca) foram diagnosticados 68.220 casos de câncer de próstata e cerca de 30 mil mortes entre 2018 e 2019. É um dos tipos de câncer mais comuns entre os homens brasileiros. Na maioria das vezes, ocorre entre homens mais velhos, pois seis em cada dez casos são diagnosticados em pessoas com 65 anos ou mais.
Como se prevenir do câncer de próstata?
A única forma de assegurar a cura e a prevenção do câncer de próstata é por meio do diagnóstico precoce. Desse modo, mesmo se não apresentar sintomas, homens a partir de 45 anos com fatores de risco ou com 50 anos sem fatores, devem procurar um urologista para fazer o exame toque retal.
Esse procedimento possibilita que o médico consiga avaliar possíveis alterações na glândula, o que pode incluir, por exemplo, a presença de nódulos suspeitos ou algum endurecimento.
O exame, portanto, é a principal forma de detectar a doença de maneira precoce. Nesse estágio, as chances de cura costumam ser maiores e os tratamentos tendem a ser menos invasivos.
Quais são os fatores de risco?
Destacamos anteriormente que os homens com fatores de risco a partir dos 45 anos devem fazer o exame, mesmo se não apresentar nenhum sintoma. Agora, você deve estar se perguntando: quais são os fatores de risco? Basicamente são três, são eles:
obesidade;
histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão ou tio.
homens negros tendem a sofrer maior incidência desse câncer.
Quais são os sintomas da doença?
No início, geralmente, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando os sinais começam a aparecer, na maioria das vezes, os tumores já estão em fase avançada, o que dificulta a cura. Nesse momento, os sintomas costumam ser:
vontade de urinar com frequência;
dores ao urinar;
dor nos ossos;
presença de sangue na urina e/ou sêmen.
A campanha Novembro Azul tem como objetivo conscientizar sobre a saúde do homem, principalmente em relação à prevenção ao câncer de próstata. Essa questão é muito importante, pois mais vale prevenir do que remediar posteriormente.
Você gostou deste conteúdo na qual comentamos sobre a importância da conscientização na campanha Novembro Azul? Compartilhe esse artigo com os seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento em relação ao tema.
Comments