Nos últimos meses, muitas pessoas estão passando por uma situação comum, mas que não é agradável: a perda de um ente querido. Realmente nem sempre é fácil lidar com essa situação, pois trata-se de um indivíduo pela qual amamos muitos. Em algumas situações, inclusive, a perda ocorre rapidamente, o que tende a tornar o processo ainda mais complicado.
Caso este seja o seu caso, continue lendo o artigo. Neste post explicaremos detalhadamente quais são os estágios do luto. Esse conhecimento poderá ajudá-lo a lidar melhor com essa situação. Acompanhe a seguir.
Quais são os estágios do luto?
É importante destacar que esses estágios não acontecem de maneira linear, ou seja, nem sempre a pessoa passa pelos quatro momentos. Cada indivíduo tem as suas particularidades, portanto, reage de forma diferentes.
Optamos por descrever os quatro estágios para deixar o artigo mais didático. Na sequência do artigo, descreveremos sobre cada um deles. Continue lendo!
Negação
Trata-se de um momento pela qual a pessoa nega e não acredita no acontecimento. Ela pode achar que houve engano. Este momento costuma ser visto como uma forma de defesa de uma situação improvável e, por isso, pode durar, em algumas situações muitos anos (situações das pessoas que continuam esperando o retorno dos entes queridos).
Alguns indivíduos podem tentar esquecer o acontecimento, tendem a encontrar dificuldades para ter a clareza da realidade e podem até buscar fatos ou argumentos que possam negar a realidade.
Raiva
Esse sentimento oscila bastante de intensidade e frequência. Trata-se de uma das fases mais difíceis, pois o cidadão pode ter atitudes não muito agradáveis e, em alguns casos, inclusive, piorar o clima em um velório ou diante de algum tratamento.
Quando um ente querido estiver em iminência de morte, alguns indivíduos podem sentir raiva do fato que ocasionou, da pessoa que informou a notícia e pode, nos casos mais graves, questionar ou mesmo entender Deus como injusto.
Depressão
A perda de um ente querido tende a gerar grande sofrimento. Por esse motivo, quem está do lado do indivíduo que está sofrendo pode ser bastante útil ao tornar-se um ouvinte paciente, ter empatia, entender as dores e demonstrar estar ao lado, ou seja, apoiando o cidadão. Há alguns casos em que a pessoa que está sofrendo tende a se isolar, repensar sobre a vida, chorar copiosamente, entre outras reações.
Aceitação
Nesse momento, o sofrimento torna mais atenuado e o indivíduo começa a fazer reflexões e tem percepções coerentes com a situação. Além disso, já começa a aceitar o ocorrido.
Uma pessoa que se enquadra nesse estágio e conhece um indivíduo com vínculo afetivo que está em iminência de falecimento percebe que nem tudo está perdido ou acabado, apesar das dificuldades de se reestruturar após a perda.
Por mais que seja complicado, precisamos aceitar de que um dia vamos falecer e que também perderemos entes queridos. Essa consciência tende auxiliá-lo a lidar melhor com a situação e atenuar o sofrimento.
Agora, que você já sabe quais são os estágios do luto, Confira este artigo, e veja como lidar com a dor ocasionada pela perda de um ente querido.
Comments