O setembro amarelo está chegando e é muito importante falar sobre suicídio. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a necessidade de prevenção ao suicídio, pois há diversos mitos e pontos a serem esclarecidos em relação ao tema.
Pensando nisso, neste artigo vamos explicar o que é o setembro amarelo, qual a importância de falar sobre o suicídio e ainda abordaremos sobre os principais mitos que envolvem esse assunto. Continue com a gente.
O que é o setembro amarelo?
Trata-se de uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio que iniciou em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Durante o mês da campanha, costuma-se iluminar locais públicos com a cor amarela. O objetivo é favorecer os debates e a discussão sobre temas relacionados ao suicídio. Além disso, a campanha visa alertar a população em relação à importância da discussão desse assunto.
Qual a importância de falar sobre o tema?
O suicídio é considerado um tabu e muitas pessoas acreditam que se trata de uma “frescura”. No entanto, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, o Brasil é o oitavo país com maior número de suicídios no planeta. É um dado alarmante e demonstra que é um tema que merece a sua devida atenção.
É muito importante fazer com que a pessoa se sinta acolhida e receba o apoio psicológico necessário. Geralmente, os indivíduos começam a pensar inicialmente, depois elaboram um plano e, por fim, tentam o suicídio.
Dessa maneira, quando alguém fala que pensa cometer o suicídio já é muito importante ficar atento, pois essa característica, por si só, já é um forte sinal de que a pessoa pode praticar o ato.
Quais os principais mitos que envolvem o suicídio?
Existem alguns mitos que envolvem o suicídio e vamos tratar sobre o tema abaixo. Dessa forma, você terá mais conhecimento em relação a essas questões:
o suicídio é uma decisão individual: não podemos dizer isso, pois quem opta por suicidar-se pode passar, por exemplo, por uma doença mental que altera a percepção da realidade e interfere no livre arbítrio;
quando a pessoa pensa em suicidar terá risco para o resto da vida: trata-se de outro mito, pois o risco pode ser tratado e, após isso, a pessoa não terá mais risco;
quem ameaça se matar só faz isso para chamar a atenção: é falso, pois como já destacamos nesse artigo, boa parte dos indivíduos que cometeram suicídio expressou dias ou semanas anteriores o desejo de se matar;
não devemos falar de suicídio, pois isso aumenta o risco: pelo contrário, quando falamos isso a alguém, pode-se aliviar a tensão e a angústia que o assunto traz.
Estamos chegando no mês de setembro e, consequentemente, no mês da campanha de prevenção ao suicídio. É necessário ficar atento e discutir sobre o tema para que possamos prevenir essa situação.
Agora, que já entende melhor em relação à importância do setembro amarelo, confira este artigo, e vejacomo você pode se manter em equilíbrio nos tempos de pandemia do Coronavírus.
Comments