O velório é uma cerimônia bastante tradicional em nossa cultura. Por meio dele, as pessoas se despedem dos entes queridos. No entanto, foi preciso fazer algumas mudanças nesse ritual por causa da pandemia do Coronavírus.
Sabemos que a COVID-19 tem gerado uma das principais crises econômicas e de saúde pública nos últimos 100 anos da história da humanidade. Além disso, a pandemia gera algumas mudanças na nossa rotina. É preciso usar máscara, higienizar as mãos com álcool gel e evitar aglomerações.
Essas mudanças abrangem diversas atividades e o setor funeral não é diferente. Pensando na importância desse tema, neste conteúdo destacaremos sobre as principais mudanças dos velórios em tempos de pandemia do COVID-19. Boa leitura.
Quais são os objetivos das mudanças do velório?
Destacamos anteriormente que a pandemia mudou diversas atividades e isso inclui também os velórios. Por causa do momento atual, a cerimônia fúnebre acaba sendo limitada. Essa medida visa preservar a saúde da família e dos amigos do falecido, já que o Coronavírus é altamente contagioso.
Quando uma pessoa falece em decorrência da COVID-19 a situação é ainda mais restrita. A cerimônia, muitas vezes, é evitada e já parte direto para o enterro. Todas essas medidas visam diminuir o ritmo de propagação da doença.
Quais são as novas recomendações e mudanças?
Para os velórios não é permitido mais grupos de pessoas, ou seja, não pode ter muitos convidados justamente para evitar aglomerações e contribuir para reduzir a propagação da COVID-19.
Por esse motivo, a presença é restrita apenas aos entes queridos. Além disso, as cerimônias são rápidas, duram aproximadamente 1 hora e só devem ocorrer em locais abertos.
O caixão fica fechado e as funerárias devem disponibilizar álcool gel 70% para a higienização das mãos. Vale destacar também que as pessoas mais vulneráveis como os idosos, pessoas grávidas ou que apresentam doenças crônicas devem evitar ir ao velório. Essas recomendações são válidas enquanto não há vacina disponível.
No atual contexto de pandemia é bastante comum a realização do velório virtual. Trata-se de uma boa ideia, pois homenageia aqueles que se foram e não há riscos de contaminação.
As cerimônias feitas pela internet prestam homenagem aos mortos e sem nenhum risco de quebrar as regras de isolamento social. Desse modo, torna-se possível lidar com o luto sem piorar a situação atual ocasionada pela pandemia do Coronavírus.
Em tempos de pandemia da COVID-19, a sociedade tem passado por transformações e diversas atividades têm sido afetadas. Entre elas estão as cerimônias fúnebres. Todas essas mudanças visam diminuir o ritmo de propagação da doença e preservar a saúde dos seus entes queridos. É importante destacar, porém, que essas modificações serão temporárias e não vai demorar muito para que possamos restabelecer as nossas atividades.
Agora, que já sabe quais são as principais mudanças dos velórios em tempos de pandemia do COVID-19, confira este post e entenda como você pode ser um apoio para os amigos enquanto eles enfrentam um momento de perda na família.
Comments